A tarefa é a parte mais importante de uma WebQuest!
A tarefa fornece um objetivo e um foco para a ação dos alunos, tornando concretas as intenções pedagógicas do professor. Desde o surgimento do conceito WebQuest, em 1995, os professores do mundo todo vêm adaptando as tarefas às suas realidades e necessidades. O Professor Bernie Dodge sugere algumas formas de otimização das tarefas, o que pode contribuir com planejamento desta etapa tão importante.
Vejamos no vídeo abaixo essas preciosas sugestões!
Estamos disponibilizando um texto que aprofunda essa discussão e que apresenta exemplos de como podem ser redigidas as tipologias que foram sugeridas. Clique na imagem para ter acesso!
Para ajudar no processo de definição de critérios para avaliação da tarefa, disponibilizamos uma tabela adaptada de Carvalho (2002), com algumas sugestões de dimensões que podem ser consideradas no processo de avaliação. Clique na imagem para ter acesso!
Passaremos para a etapa de Planejamento, fase importantíssima, que se bem executada, otimiza o processo de formatação e publicação, assim como, o alcance dos objetivos propostos.